quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Operação da PF no Centro de Curitiba termina com tiroteio e 13 presos

Policiais federais e policiais civis do Grupo Tigre trocaram tiros com suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em roubo a bancos, por volta das 12 horas desta terça-feira (12), na região do Largo da Ordem, no Centro de Curitiba. A PF realiza a “Operação Limpeza” na capital e região metropolitana. De acordo com a assessoria de imprensa da PF, ninguém ficou ferido na troca de tiros e 13 pessoas já foram presas, incluindo o chefe da quadrilha. A primeira informação repassada pela polícia era que 20 pessoas estavam presas, mas, na verdade, 20 foi o número de mandados de prisão expedidos pela Justiça. Nem todos ainda foram cumpridos e sete pessoas continuam foragidas.
.
Do total de detidos, 10 foram presos em um prédio na Rua Mateus Leme, entre a Rua Presidente Carlos Cavalcanti e Treze de Maio, na região do Largo da Ordem, onde houve o tiroteio. Um dos bandidos conseguiu fugir. Segundo a PF, quando os policiais chegaram ao prédio, os bandidos reagiram atirando. A operação começou às 11 horas desta terça-feira e só será encerrada quando todos os mandados de prisão forem cumpridos, o que pode acontecer somente na quarta-feira (13).
.
Das 13 pessoas presas, 11 são homens e duas mulheres. Três integrantes da quadrilha foram presos no Jardim Paranaense, no bairro Boqueirão em Curitiba. Os nomes dos presos não foram divulgados pela PF. De acordo com a polícia, o grupo é especializado em roubos a banco, carros-fortes e em seqüestros a empresários. A Polícia Militar deu apoio à operação. A PF informou ainda que a quadrilha havia planejado um assalto nesta terça-feira (12) aos bancos da Justiça Federal em Curitiba.
.
Cerca de 100 policiais federais participaram da ação. A PF investigava a quadrilha desde o ano passado. Os presos são acusados de praticar outros dois assaltos às agências da Caixa Econômica Federal. De acordo com o superintendente da PF no Paraná, Delci Carlos Teixeira, a polícia recebeu a informação que os assaltantes tentariam cometer um roubo na Justiça Federal na segunda-feira (11).
.
Integrantes do PCC
.
“Eles (quadrilha) têm informantes, que seriam seguranças na agência. Impedimos o assalto ontem (segunda-feira), colocando policiais federais protegendo o local e informamos que uma autoridade visitaria o local, por isso o reforço policial”, explicou Teixeira.
.
A quadrilha tentaria o assalto novamente nesta terça-feira, quando o superintendente resolveu desencadear a “Operação Limpeza”. “Nós sempre trabalhamos com um efetivo grande nestas operações, para que terceiros não se machuquem”, afirmou. Policiais federais de Paranaguá, no Litoral, também ajudaram na operação, juntamente com integrantes do Grupo Tigre da Polícia Civil. Todos os policiais federais da superintendência de Curitiba foram acionados.
.
Durante a ação, foram apreendidos revólveres, pistolas, munição e até uma banana de dinamite. Segundo a PF, integrantes do grupo PCC (Primeiro Comando da Capital, organização criminosa do estado de São Paulo) também estariam envolvidos com a quadrilha detida em Curitiba.
.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: