quarta-feira, 15 de julho de 2009

Polícia Federal testa o 'V A N T'

Polícia Federal testa nova aeronave para vigilância no Paraná

A Polícia Federal iniciou nesta quarta-feira (15 JUL 2009), na Tríplice Fronteira (Paraná), a fase de testes de uma aeronave não tripulada que será usada para vigilância em ações de repressão ao crime ao longo da faixa de fronteira, na região oeste do Estado.

O veículo aéreo não-tripulado (VANT) foi adquirido em meio ao programa de aparelhamento da Polícia Federal, por US$ 20 milhões -cerca de R$ 40 milhões. A PF afirma ser a primeira polícia no mundo a utilizar o equipamento com o fim de inteligência -hoje, ele é operado como veículo armado por forças militares. Um voo experimental está programado para esta tarde.

A aeronave possui binóculos de visão noturna e é controlada remotamente em terra. Câmeras permitem visualizar de grande altitude o movimento de veículos e pedestres.

São 10 metros de envergadura e autonomia de voo de mais de 20 horas. Mais duas aeronaves como esta deverão ser adquiridas pela Polícia Federal, perfazendo um total de três.

Não há um prazo final para a fase de testes, que mobiliza Agentes de Polícia Federal da fronteira e de Brasília. A aeronave também ajudará a coibir crimes ambientais na região do Parque Nacional do Iguaçu.

O lançamento oficial acontece no próximo dia 23 de julho de 2009, com a presença do Ministro da Justiça Tarso Genro.

Fonte: UOL Notícias