terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Forte Terremoto no Haiti

Um grande terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o Haiti nesta terça-feira (12 Jan 2010), provocando um alerta de tsunami para partes do Caribe, incluindo o Haiti, a República Dominicana, Cuba e Bahamas, informou o Centro para Alertas de Tsunami no Pacífico.

Em entrevista concedida à rede de televisão "CNN", o embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Joseph, disse que as consequências do terremoto pode ter tido proporções "catastróficas". "A única coisa que posso fazer agora é rezar e confiar em que o pior não aconteça", disse.

O epicentro do terremoto foi dentro do território haitiano, a 10 quilômetros da cidade de Carrefour, perto da capital Porto Príncipe, e teve profundidade de 30 quilômetros. Um terremoto dessa magnitude é capaz de provocar danos graves. O terremoto foi seguido de dois tremores fortes, de magnitudes iniciais de 5,9 e 5,5.

Não houve relatos imediatos de vítimas. Um cinegrafista ligado à agência de notícias Associated Press, entretanto, informou que presenciou o desabamento de um hospital. Segundo o cinegrafista, o hospital desabou em Pétionville, subúrbio de Porto Príncipe, e era possível ouvir pessoas pedindo socorro.

Estão todos muito assustados e abalados", disse Henry Bahn, funcionário do Departamento de Agricultura dos EUA que visitava o país. "O céu está cinza com poeira."

"Definitivamente, peço a ajuda dos EUA", disse Raymond Joseph. O embaixador explicou que tentou ligar para funcionários de seu governo e que só conseguiu falar com um, que relatou "que as casas caíram dos dois lados das ruas".

O tremor foi sentido também em Cuba. Funcionários do Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente na segunda maior cidade do país, Santiago de Cuba, disseram que o abalo foi sentido "em toda a região oriental", mas que até o momento não se tem detalhes sobre as consequências.

O Haiti é o país mais pobre do Ocidente. O Brasil comanda cerca de 7.000 soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1.300 homens na região.

O Ministério da Defesa brasileiro informou não saber se o terremoto teria afetado as forças brasileiras no Haiti.

O presidente dos EUA, Barack Obama, manifestou-se e disse que seus "pensamentos e preces" estão com o povo haitiano. "Estamos monitorando de perto a situação e estamos prontos para ajudar o povo do Haiti", disse, em nota.

Fonte: UOL Notícias *Com informações das agências internacionais