quinta-feira, 12 de agosto de 2010

José Janene internado em UTI de hospital em São Paulo

José Janene está em UTI de hospital na capital paulista
Ex-deputado teria se submetido a uma cirurgia na semana passada e sofrido uma parada cardíaca durante a operação


O ex-deputado federal londrinense José Janene está em coma no Instituto do Coração de São Paulo, após uma intervenção cardíaca que deveria ter sido um procedimento simples e rápido. Janene sofreu uma parada cardíaca durante a cirurgia, foi reanimado pelos médicos e desde então encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Incor. As informações são do jornalista Fiori Luis, da rádio Paiquerê AM.

Segundo o radialista, que obteve informações diretamente com assessores próximos do ex-deputado, o seu estado de saúde é grave. Janene sofre há alguns anos de uma cardiopatia e tem se submetido a diversos procedimentos médicos, inclusive com implantação de células-tronco, contra a doença.

José Janene tem 55 anos e foi um dos pivôs do escândalo do Mensalão, quando liderava o PP na Câmara dos Deputados. Ele foi apontado como o destinatário de R$ 4,1 milhões repassados pelo esquema operado pelo publicitário Marcos Valério. Dos 19 parlamentares acusados de envolvimento no chamado “valerioduto”, Janene foi o último a ser julgado pelo plenário da Câmara.

Licença médica

Mesmo com o processo instalado em 17 de outubro de 2005, a Comissão de Ética da Câmara demorou mais de treze meses para votar o parecer que recomendava a cassação de Janene. Em setembro de 2005, Janene pediu licença médica, alegando problemas cardíacos.

No dia 6 de dezembro de 2006, o então deputado licenciado foi absolvido em uma sessão esvaziada. Na votação – secreta – 210 deputados votaram pela cassação, 128 pela absolvição, cinco em branco e 23 abstenções. Para cassá-lo, seriam necessários pelo menos 257 votos, mas o baixo quórum da sessão ajudou a livrá-lo.

Também no ano de 2006, no dia 18 de maio, sua esposa Stael Fernanda Rodrigues de Lima Janene, foi alvo da Operação Lavaduto da Polícia Federal em Londrina. Na época a PF investigava a coincidência do aumento no capital da mulher de Janene com depósitos feitos em contas correntes dela e de dois assessores (Mehedin Hussein Jenani e Rosa Alice Valente) entre 2003 e 2005. Segundo a PF, foi nesse período que houve o auge do esquema do mensalão.

Em 31 de dezembro de 2006, o Diário Oficial da União publicou decisão da Câmara Federal, que concedeu à Janene aposentadoria de R$ 12,8 mil por invalidez.

Fonte: Londrix, Folha Online