sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Operação Tocaia | Polícia Federal | Foz do Iguaçu/PR

Policiais Federais da Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, e da Divisão Estadual de Narcóticos, com o apoio da Força Nacional de Segurança, deflagraram, na manhã desta sexta-feira (22/10/2010), após 11 meses de investigações, a Operação Tocaia, destinada a desarticular uma organização criminosa baseada em Foz do Iguaçu. A organização é especializada na aquisição de maconha e crack, em território paraguaio, e na remessa da droga para os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Segundo o delegado-chefe da Denarc, Júlio Reis, o trabalho nesta manhã segue uma diretriz determinada pelo Secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa. Esse trabalho com várias unidades policiais diferentes é a união de forças no combate efetivo do tráfico de drogas, disse.

De acordo com a polícia, os traficantes presos durante a operação obtinham o entorpecente no Paraguai e usavam fundos falsos de veículos para enviá-lo para as regiões Sul e Sudeste. As drogas eram trazidas de pelo Rio Paraná e Lago de Itaipu, armazenadas em Foz do Iguaçu e, posteriormente, remetidas no fundo falso de veículos para os mercados consumidores da droga.

Durante as investigações, 21 pessoas foram presas em flagrante nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Helena, Cascavel e Curitiba, no Paraná; em Varginha, Minas Gerais; Penápolis, São Paulo e Itabuna, na Bahia. Foram apreendidos 11.096,43 quilos de maconha, além de 2,6 quilos de crack, 14 veículos e quatro armas de fogo.

Com a operação foram cumpridos 26, dos 33 mandados de prisão expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal de Foz do Iguaçu. Todos os 27 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. As investigações continuam para cumprir os sete mandados de prisão restantes. A operação teve a participação de 208 policiais, sendo 108 policiais federais, 50 policiais civis da Denarc e 50 policiais da Força Nacional de Segurança Pública, além de 55 viaturas policiais.

De acordo com o Delegado da Polícia Federal, Marcos Berzoini Smith, a operação será um divisor de águas no combate ao tráfico de drogas em todo o Brasil. A Operação Tocaia é, sem dúvida nenhuma, um marco na história de operações policiais. É um passo muito grande rumo ao futuro da segurança pública, onde as polícias vão trabalhar de maneira integrada, disse.

O capitão João Carlos Bonaça Kuze, da Força Nacional, salientou que é a primeira vez que uma operação desse porte acontece no Paraná. Já fizemos grandes operações conjuntas, mas com o ciclo completo de investigações como nesta, unindo três forças policiais é a primeira vez, disse.

Participaram da ação policias dos núcleos da Denarc de Foz do Iguaçu, Cascável, Pato Branco, Londrina, Maringá, Região Metropolitana e Curitiba. Foi uma grande satisfação para nós participar de uma operação que começou em novembro de 2009. É a demonstração para a sociedade que as forças policiais federais estão unidas com as estaduais, visando o bem comum da sociedade ao combater grandes organizações criminosas como esta, afirmou o delegado da Denarc, núcleo de Foz, Renato Coelho de Jesus.

Fonte: Londrix

Morte de Policial Civil | Escrivão Edson Finoti | Londrina/PR

Policial Civil morre baleado no centro de Londrina

Escrivão foi encontrado com tiro no peito dentro de carro na Quintino, que teve trânsito interditado. Médicos tentaram reanimá-lo por mais de uma hora

O começo da noite desta sexta-feira (22/10/2010) foi tumultuado na região central de Londrina. O Escrivão de Polícia Civil Edson Finoti foi encontrado ferido com um tiro no peito em frente a uma academia na rua Quintino Bocaiúva.

Ele estava ao lado de um Fiat 147 (BGJ 6916/Londrina). "Estava passando de moto e tinham quatro pessoas próximas. Pensei que era um acidente e vi o cara no chão baleado. Ao lado dele uma pistola", disse José Camargo.

A Quintino Bocaiúva teve o trânsito interditado. Uma viatura do Siate e outra do SAMU atendiam a vítima. Sete viaturas da Polícia Militar estavam próximas e aos poucos foram chegando os policiais civis. No local as informações eram imprecisas.

Inicialmente, a Polícia Militar levantou a informação de que poderia ser uma retaliação contra o escrivão Finoti, já que o policial vinha sendo ameaçado. No início do ano, ele reagiu a um assalto e matou um dos bandidos no Jardim Santa Madalena.

Fonte: Bonde News