terça-feira, 12 de abril de 2011

Operação Olho-de-Boi | Inmetro | Polícia Federal | Curitiba/PR

Uma pessoa foi presa na manhã de hoje (12/04/2011), em Curitiba, durante a Operação Olho-de-Boi, da Polícia Federal. A finalidade é desmantelar uma quadrilha que atuava na falsificação de selos do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A operação é feita no Paraná, em Santa Catarina, São Paulo, no Rio de Janeiro, em Goiás, na Bahia e no Distrito Federal.

Segundo a polícia, os selos falsificados e até mesmo os originais eram colocados em extintores de incêndio de veículos e revendidos como se tivessem sido recarregados e inspecionados. O Inmetro deverá emitir, nos próximos dias, laudo de vistoria das empresas envolvidas.

Participam da operação 16 servidores do Inmetro e 160 policiais dos seis estados e do DF. Eles cumprem 40 ordens de prisão e de busca e apreensão expedidas pela 2ª Vara Criminal Federal, de Curitiba.

De acordo com dados da PF, os investigados responderão pelos crimes de falsificação de selo ou sinal público, falsificação de documento público, falsidade ideológica, formação de quadrilha e corrupção passiva.