terça-feira, 9 de agosto de 2011

Acidente envolvendo militares da ESFCEX | Itamaraju/BA | Exército Brasileiro

Itamaraju: Um acidente fatal envolvendo um ônibus da Escola de Formação Complementar do Exército (ESFCEX) de Salvador, resultou pelo menos na morte de dois tenentes, um aluno, três pessoas em estado grave e várias pessoas mutiladas: o acidente aconteceu por volta das 04h00min da manhã desta terça-feira dia (09/08/2011) no KM 833 da BR 101, nas proximidades da Fazenda Café Norte Agrícola, município de Itamaraju/BA.

As vítimas fatais são os tenentes: Ivanildo Torres Lima Júnior, natural de Juazeiro, 28 anos, Marcelo Adelino da Silva, 28 anos e Alexandre Magno de Andrade Santiago, 28 anos, e eram naturais do Rio de Janeiro.

De acordo com as informações, o ônibus placa JSV - 7978 (Salvador), pertencente a empresa FORT CAR que fazia o transporte dos alunos e oficiais com sentido Salvador/Rio de Janeiro com 44 ocupantes era conduzido pelo motorista Flávio Santana Bastos, que teve escoriações pelo corpo, quando perdeu o controle da direção em uma curva e acabou capotando. Várias vítimas foram transferidas em estado grave para o hospital municipal de Teixeira de Freitas.

Participaram do resgate, três equipes do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), sendo duas de Itamaraju, uma de Teixeira de Freitas e uma equipe de integrantes do Corpo de Bombeiros também de Teixeira de Freitas. A Polícia Rodoviária Federal permanece no local aguardando o resgate das vítimas e orientando o tráfego.

Os corpos foram removidos para o IML de Itamaraju, onde passarão por exames de necropsia e posteriormente serão liberados aos familiares para velório e sepulto.

Fonte: Liberdade News

ACIDENTE ENVOLVENDO MILITARES – Nº 01

O Comando da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) informa a ocorrência de um acidente rodoviário por volta das 4 horas da madrugada de 9 de agosto (terça-feira) próximo a cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia envolvendo ônibus no qual viajavam oficiais e alunos do Curso de Formação de Oficiais da Escola de Formação Complementar do Exército que se deslocavam para o Rio de Janeiro a fim de atender viagem de instrução. Os feridos foram levados para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. As causas do acidente estão sendo apuradas.

O Comando da EsFCEx, profundamente consternado e imbuído do mais alto sentimento de solidariedade, está empenhado em prestar todo o apoio necessário aos envolvidos e às famílias dos militares vitimados pelo acidente.

ACIDENTE ENVOLVENDO MILITARES – Nº 02

Em complemento a Nota à Imprensa Nº 01 que se relaciona ao acidente ocorrido na madrugada de 9 de agosto (terça-feira), próximo a cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia envolvendo um ônibus no qual viajavam oficiais e alunos do Curso de Formação de Oficiais da Escola de Formação Complementar do Exército que se deslocavam para o Rio de Janeiro a fim de atender a uma viagem de instrução, informamos o que se segue:.

- Faleceram no acidente os seguinte militares: 1º Ten Eng MARCELO ADELINO da Silva, 1º Ten Inf Ivanildo TORRES LIMA Júnior e o Ten Al Alexandre Magno de Andrade SANTIAGO. Informamos ainda que 3 (três) militares encontram-se em processo cirúrgico.

- Uma equipe composta de 4 (quatro) médicos e profissionais do Exército foi deslocada para o local a fim de apoiar os profissionais do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, no atendimento dos feridos.

O Comando da EsFCEx imbuído de solidariedade e sensibilizado com as perdas, está empenhado em prestar todo o apoio necessário aos envolvidos e às famílias dos militares vitimados pelo acidente.

ACIDENTE ENVOLVENDO MILITARES – Nº 03

Em complemento as Notas à Imprensa anteriores relacionadas ao acidente ocorrido na madrugada de 9 de agosto (terça-feira), próximo a cidade de Teixeira de Freitas, envolvendo oficiais e alunos do Curso de Formação de Oficiais da Escola de Formação Complementar do Exército que se deslocavam para o Rio de Janeiro a fim de atender a uma viagem de instrução, informamos o que se segue:

- Os corpos dos militares falecidos (1º Tenente de Engenharia MARCELO ADELINO da Silva e 1º Tenente de Infantaria Ivanildo TORRES LIMA Júnior e o Tenente Aluno Alexandre Magno de Andrade SANTIAGO) serão transladados de avião da Força Aérea Brasileira para Salvador após a liberação do Instituto Médico Legal de Itamaraju.

- Os demais militares retornarão para Salvador.

O Comando da EsFCEx imbuído de solidariedade e sensibilizado com as perdas, está empenhado em prestar todo o apoio necessário aos envolvidos e às famílias dos militares vitimados pelo trágico acidente.

Fonte: ESFCEX

Operação Voucher | Polícia Federal | Amapá/AP

Número dois do Ministério do Turismo e outros 37 são presos em operação da PF

A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira (9/08/2011) 38 pessoas ligadas direta ou indiretamente ao Ministério do Turismo. Entre os detidos estão o secretário-executivo e número dois na hierarquia da pasta, Frederico Silva da Costa, além do ex-presidente da Embratur, Mário Moisés. Entre os presos está também o secretário nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo, Colbert Martins da Silva Filho, diretores e funcionários do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi) e empresários.

Conforme a Polícia Federal, a operação, batizada de "Voucher”, teve só no Distrito Federal o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, dez de prisão preventiva e cinco mandados de prisão temporária. Houve prisões também nos Estados do Amapá e de São Paulo, onde a operação também é realizada. Os presos em SP e DF serão encaminhados a Macapá (AP).

O objetivo da ação, que teve início às 5h, é prender pessoas ligadas ao Ministério suspeitas de desviar recursos públicos por meio de emendas parlamentares. Preliminarmente, a PF informou terem sido detectados indícios de desvio de dinheiro público em um convênio pela qualificação de profissionais de turismo no Amapá, firmado em 2009 entre o ministério e o Ibrasi --sem chamamento público --no valor de R$ 4,4 milhões. O Ibrasi é uma organização sem fins lucrativos.

A operação foi executada em conjunto com o TCU (Tribunal de Contas da União) e com o apoio do MPF (Ministério Público Federal). Segundo a PF, os envolvidos no esquema poderão ser indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, peculato e fraudes em licitação, cujas penas podem chegar a 12 anos de prisão.

A assessoria do Ministério do Turismo disse não ter conhecimento sobre os motivos que levaram à operação nem informações de quem são os servidores. Por outro lado, a PF admitiu que alguns dos presos podem ser liberados ainda hoje. O Palácio do Planalto também ainda não se pronunciou sobre o caso.

Investigação

A investigação teve início na Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários do Amapá. A operação é coordenada pela Superintendência da PF amapaense. Ao todo, 200 policiais participam da operação.

Em nota, a PF informou que foram detectados indícios de desvio de dinheiro público no convênio com o Ibrasi. Entre as irregularidades apontadas, estão a celebração de convênio com entidade sem fins lucrativos e sem condições técnico-operacionais para a execução do objeto; a não realização de cotações prévias de preços de mercado por intermédio do Siconv (o portal de convênios do governo federal) e o direcionamento das contratações às empresas pertencentes ao suposto esquema de corrupção.

Foram detectados ainda pela PF a “ausência de preços de referência e de critérios de aceitabilidade de preços”, a “inexecução ou execução parcial do objeto pactuado no convênio”, o pagamento antecipado de serviços, “fraude em documentos comprobatórios de despesas, contrapartida não executada ou executada irregularmente pelo Ibrasi” e, por parte do ministério, “inexistência ou fiscalização insatisfatória do convênio”.

Passo a passo da crise

Desde o começo de junho, quando começaram a surgir as primeiras denúncias no Ministério dos Transportes, outras cinco pastas foram relacionadas a supostos casos de corrupção: Minas e Energia, Desenvolvimento Agrário, Cidades, Agricultura e Turismo.

Fonte: UOL Notícias